Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Plásticos

 

Plásticos

Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, toalhas, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos.

A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo.

A fracção nafta é fornecida para as centrais quimicas e petrodóicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.

Podemos classificar o plástico em:

PET (Tereftalato de Polietileno ) - Plástico transparente, inquebrável e muito leve. é usado principalmente nas garrafas de refrigerantes e em frascos. O PET é utilizado em cerca de 25% das garrafas de plástico produzidas. Além da industria alimenticia está também presente nos sectores hospitalar, cosmética, têxtil, etc.

expl. garrafas de água, entre outros;

Resíduo de Plástico Resíduo de Plástico

 

 

 

 

 

 PEAD (Polietileno de alta densidade) - Plástico leve, inquebrável, rígido e com excelente resistência química, sendo muito usado em embalagens de produtos para uso doméstico tais como: detergentes, amaciadores, sacos e sacolas de supermercado, garrafas de óleo, recipientes diversos, utilidades. A sua utilização para uso industrial também é muito grande como por, exemplo em embalagens de óleo, bidons para produtos químicos, tambores de tinta, peças técnicas, etc. O polietileno de alta densidade é usado em mais de 50% das garrafas produzidas. 

expl. embalagens plásticas de acondicionar detergentes, entre outros;

 Resíduo de Plástico Resíduo de Plástico

 

 

 

 

 

PVC (Policloreto de Vinilo) - Plásticos especialmente resistentes e não biodegradáveis. Formas rígidas de PVC são utilizadas no sector de construção civil, principalmente em tubos e esquadrias. Formas fléxiveis são empregadas em tecidos de vinil, e na indústria alimentar em embalagens para água mineral, óleos comestíveis, etc. Também no sector hospitalar são utilizadas nas bolsas de soro e sangue.

        expl. tubos, esquadrias, entre outros.

Resíduo de Plástico Resíduo de Plástico

 

PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) - Plástico flexivel, leve, transparente e impermeável. 

        expl. sacos do lixo, sacos do pão, leites e iogurtes, sacaria industrial, mudas de plantas, plasticultura, embalagens texteis, entre outros;

Resíduo de Plástico Resíduo de Plástico

EPS (Poliestireno Expandido) - expl. canalizações, entre outros;

 Resíduo de Plástico  

 

PP (Polipropileno)

Resíduo de Plástico 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedido de Proposta Newsletter Área reservada
<Outubro 2020>
stqqssd
2829301234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678
Ver todos os eventos »
Sociedade Ponto Verde Valorcar amb3e ANIPC Livro de Reclamações Electrónico
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer ao centro de arbitragem adequado para o efeito. Para tal pode consultar em www.consumidor.pt. A base legal encontra-se no separador “Legislação”
Facebook

© RDuz 2020. Todos os direitos Reservados | web design webuild

Rduz – Gestão Global de Resíduos, S.A. | Rua Dos Balazeiros, Lote 4,5 E 6 Zona Industrial De Argivai, 4490-232 Argival, Póvoa De Varzim | Tel: +351 252622495 | Fax: +351 252622496